quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ih! É o joelho.

Já soube de muitos casos de corredores que acabaram com os próprios joelhos. Os meus não doeram durante o treino de ontem, mas quando terminei, quase não conseguia levantar as pernas. A dor se concentrava na lateral interna dos joelhos, um pouco mais intensa no direito. Passei o dia pisando em cacos. Quando acordei hoje de manhã, estava bem melhor mas, ao longo do dia, foi se intensificando novamente. Será que já é o fim da minha carreira de corredor?


Minha mulher é médica, então tenho o privilégio de indagar exaustivamente e externalizar toda minha hipocondria sem medo de ser feliz. Ela examinou meus joelhos e não detectou nenhum problema aparente. Descrevi a dor em seus mais mínimos detalhes e, sem querer, a entrevistei. Segue um resumo do que aprendi:
  • As dores mais preocupantes no joelho são as que surgem subitamente, durante a atividade física, e que são intensas e agudas. Se for grave mesmo, você nem consegue botar o pé no chão.
  • Se for tendinite ou algum tipo de lesão meniscal, haverá inflamação.
  • Se a dor não aumenta com a prática do exercício (apenas depois dela), é grande a probabilidade de que seja muscular e não relacionada a articulações e tendões.
  • A dor muscular, inclusive no joelho, é comum no início de uma nova atividade física e, se for mesmo muscular, ela irá melhorar com o tempo.
Resumindo, é provável que minhas dores nos joelhos representam apenas a primeira parte da máxima "no pain, no gain". Volto à pista amanhã de manhã com cuidado, atento aos joelhos e torcendo para que os músculos se acostumem à nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário