quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Praia e dor

Um domingo de sol no litoral norte de São Paulo me incentivou a fazer o último treino da primeira fase do programa na praia. Que delícia sentir a areia molhada na sola dos pés, o calor do sol no corpo inteiro e o ar salgado invadindo as narinas! Fiz meu run-walk e fui além: cobri a distância de novo em caminhada acelerada. Bacana, né? Não. Foi uma besteira monumental.


Quando acordei no dia seguinte, meus joelhos e panturilhas pedindo clemência, resolvi pesquisar sobre os efeitos de andar e correr na praia (sim, depois do fato). Li sobre minha idiotice em ótima reportagem do site da Revista Contra-Relógio. Havia cometido dois erros primários. O mais bàsico foi correr descalço na areia batida, dura, próxima da água que, segundo o artigo, amortece pouco aumentando o risco de inflamação e tendinite. Além disso, o treino na praia exige muito mais esforço (queima 1,6 vezes mais calorias). Ou seja, meu treino extendido exigiu um esforço 3,2 vezes maior de meus músculos semi-atrofiados. Parabéns, gordo, você se ferrou!

Ainda sentia dor quando acordei para o treino ontem, terça-feira, mas segurei a barra. Cheguei ao parque, me alonguei e encarei o câmbio de 30 segundos de caminhada por 30 de corrida. Parece pouca coisa, mas faz uma grande diferença na prática. Então, resolvi dedicar duas semanas também a essa fase.

Rotina da 3a. e 4a. semanas
Alongamento
5'30" de caminhada em ritmo forte mas não apressado
1'30" de corrida leve
Alongamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário